sexta-feira, 18 de julho de 2008

ATIVIDADE UNIDADE 5

Apesar da falta de tempo, achei muito interessante os dois textos, pois eles estarão abordando assuntos cotidianos da tecnologia x escola.Os autores colocam de uma forma diferente através de relatos suas experiências em relação a tecnologia na sala de aula, podendo assim, concluir que a introdução a tecnologia educacional, pode fazer a diferença sim, desde que ela seja bem aproveitada e planejada, pois não há mais como fechar os olhos e achar que só porque meu aluno é pobre que não pode usufruir desse novo modo de vida.
Os dois artigos se encontram nos links http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006

e http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf..

Um comentário:

antes que a natureza morra disse...

Oi !

Dei aulas até o final de 2007...45 anos de sala de aula, mais de 10 horas por dia, na UFSM,RS,em cursinhos pré-vestibulares e escolas particulares. Jamais trabalhei em escolas públicas.
Hoje só faço palestras motivacionais e palestras sobre dependência química (ver meu currículo dentro do blog, se tiveres paciência de procurar).
Depois de quase meio século em atividade constante, chego a uma conclusão (que só vale para o Ensino Médio e para o Ensino Superior, pois desconheço a realidade do Ensino Fundamental).Por mais tecnologia que o homem invente em matéria de aprendizado jamais algo vai superar um professor talentoso e dedicado, com um giz colorido e um aluno motivado. E o aluno vai gostar de estudar a minha disciplina se gostar de mim, se eu conseguir estabelecer com ele laços de afeto... se ele perceber que eu tenho uma visão holística do mundo, que domino meu conteúdo,que sou generosamente amoroso, que conservo em minha personalidade traços juvenis ainda...mas que ao mesmo tempo sei impor limites, sei legislar as regras que o deixarão seguro, sei manter absoluto silêncio sobre os dramas que ele me confia.
Muita tecnologia, muito computador, muita dinâmica,muita xerocópia,muita transparência,muito slide, muito datashow,muita vídeoconferência...ufa !...meus Deus, o que diria Paulo Freire se fosse vivo ainda hoje ? Essa tecnologia toda serve para vomitar conteúdo apenas. Mas serve para educar ? Ser professor qualquer "papagaio" pode ser. Mas ser educador, isso é tarefa para qualquer um ? Quantos hoje, cheios de mestrados, doutorados e pós-doutorados, sabem EDUCAR...A...DOR dos adolescentes ?
Essas coisas que eu digo, que muitas vezes ferem paradigmas estabelecidos e mofados, provocam polêmicas, irritam espíritos "sensíveis" nas famosas e inúteis reuniões mensais de professores...essas coisas é que têm importância no produto final da nossa atividade, que é...estimular o talento, os valores do aluno, produzir metamorfose em seu carater, aprimorá-lo, fazer dele uma pessoa preparada para julgar. Julgar até os erros da Diretora...ou os truques de picaretagem de quem não conhece o conteúdo ou não se fascina com o ato de ensinar. Porque uma coisa é certa : educar é uma atividade movida a paixão.
O ensino à distância, por exemplo, nesta faixa dos 15 aos 20 anos, permite que essa paixão se desenvolva ? Eu posso fazer amor com uma máquina ?...rsssssssss

www.professorpizarro.blogspot.com

Beijo

James Pizarro